jaffaladvogados.com.br

Muito se tem falado sobre criptoativos, a propósito, o que são?

Os criptoativos são ativos digitais que usam criptografia para manter as transações seguras e limitar a criação de novas unidades. Esses ativos digitais são construídos sobre tecnologias como blockchain, que é um registro público descentralizado e imutável, utilizada para armazenar e validar transações e informações.

Cabe destacar que a blockchain é composta por uma cadeia contínua de blocos de dados, onde cada bloco contém um conjunto de transações ou informações. Cada bloco está vinculado ao bloco anterior através de uma função criptográfica chamada de hash, formando assim uma sequência linear e cronológica de blocos. Isso garante que as transações sejam registradas e verificadas de maneira segura e confiável.

Os criptoativos podem ter diferentes finalidades e funcionalidades. Alguns dos principais tipos de criptoativos são:

     

      • Tokens de utilidade: São criptoativos que simbolizam uma função ou utilidade específica em uma plataforma ou ecossistema. Eles geralmente são emitidos durante uma oferta inicial de moedas (ICO) e podem ser usados para obter produtos, serviços ou recursos dentro de um projeto. Os tokens podem ser usados para acessar aplicativos descentralizados (dApps) ou obter descontos em determinados serviços.

      • Criptomoedas: São criptoativos que foram administrados para funcionar como moeda digital. Bitcoin, Ethereum, Litecoin e muitos outros são exemplos. As criptomoedas são usadas como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta porque funcionam de forma descentralizada e baseada em criptografia.

      • Tokens de segurança: São criptoativos que servem como representações de ativos ou negócios, como ações, títulos ou participações em um fundo de investimento. Esses tokens são emitidos como um investimento e estão sujeitos às leis de valores mobiliários. Eles podem dar aos investidores direitos como propriedade, voto ou participação nos lucros.

      • Ativos digitais programáveis: São criptoativos que permitem a criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. A plataforma Ethereum, por exemplo, permite a execução de contratos especiais e a criação de tokens. Esses criptoativos permitem a implementação de algoritmos programáveis no blockchain.

    Por fim, tem-se que o mercado de criptoativos é extremamente dinâmico e está em constante transformação. Novos projetos, criptoativos e casos de uso surgem frequentemente, oferecendo uma variedade de características e propostas de valor.

    Leave a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Scroll to Top